26 de outubro de 2012

Rapidinha: limpando o chão com vinagre!


A dica de hoje não é de decoração, é coisinha de dona de casa! rs
E muito útil pra quem tem cachorro que não mija sempre no jornal (NÉ, DONA FRIDA?)!

Então, a Frida, minha maravilhosa bulldog francês, tem vários probleminhas de pele e eu desconfio que ela anda com alergia a algum produto de limpeza que eu costumo usar aqui em casa. Procurando na net alternativas de produtos menos agressivos à saúde (a dela e a nossa!), encontrei em vários lugares maravilhas sobre os benefícios de usar vinagre na limpeza diária da casa.
Já estou usando há alguns dias e posso comprovar: o vinagre elimina totalmente o cheiro de xixi de cachorro do chão e até do pano que eu uso pra limpar o xixi!!
Eu uso vinagre de álcool e nem estou diluindo em água. Jogo direto no lugar que quero ver limpo e depois passo um pano úmido em cima. Eficácia nota 10!

Clicando aqui vc verá 10 utilidades pro vinagre e como usá-lo corretamente para cada fim, como: limpar paredes rabiscadas, limpar rejuntes, tirar cheiro de mofo e acabar com fedor de ralo!

Limpando com carinho,
limpando com Minhoto!


Beijos e boa faxina pra vcs!

24 de outubro de 2012

Pintar paredes pode ser muito divertido! (MENTIRINHA!!!)

Lembram que eu tinha falado que já tinha comprado a tinta pra pintar uma parede no meu quarto? Pois é, tomei vergonha na cara de decidi encarar esse trabalho sozinha (maridex tá viajando).

Pois bem, (quem fala "pois bem" na vida real?? rs) os materiais básicos necessários pro trabalho são:

- Tinta (SÉRIO?): à base d'água, pelo amor de deus! O trabalho vai ser beeeem menos estressante se vc souber que se melecar o chão é só passar um paninho molhado depois que sai tudo. Eu comprei uma lata de 3,5L e o moço da loja disse que essa quantidade dava tranquilamente pra 2 paredes (parede de apartamento, né? Não uma parede gigante!);
- Bandeja;
- Rolo: quanto melhor a qualidade do rolo, melhor a qualidade do acabamento da pintura - pelo menos é o que dizem os especialistas. Os melhores são os feitos com lã natural, que são bem mais caros que os de lã sintética;
- Pincel pros cantinhos/quinas: os menores são os melhores. Apesar de parecer que com um mini-pincel vc não vai acabar de pintar a parede nunca, na verdade é o contrário, uma vez que se tem mais precisão com um pincel menos largo. Eu comprei um mais largo, contrariando o que o vendedor da loja tinha me indicado, e me arrependi;
- Fita crepe: pra proteger qualquer superfície que vc não queira pintar:
- Corante pra tinta: geralmente é mais vantajoso ($$) comprar uma tinta branca e corantes pra misturar e chegar ao tom desejado. Além disso, geralmente a cor da tinta que vc escolhe no catálogo não corresponde à realidade quando colocada na sua parede. Vai por mim, sei de gente que pagou bem caro por tintas já coloridas e quando botou na parede foi decepção...

Dica de OURO: antes de misturar os corantes à tinta, guarde um pouco da tinta branca em outro recipiente (eu usei um pote de sorvete)! Isso pode ser útil para: clarear a mistura, caso vc coloque corante demais; pintar outras paredes brancas da casa que estiverem descascando; fazer acabamentos depois que vc terminar de pintar a parede desejada; etc.
Guarde também um pouco da tinta misturada que sobrar, pra se tiver que fazer algum ajuste depois.

Partindo pra ação:
Quando vc passar o rolo na bandeja com tinta lembre-se de tirar TODO o excesso de tinta do rolo. Deixa ele bem sequinho mesmo (senão respinga tinta até na sua cara), e na hora de pintar faça movimentos aleatórios. Se forem só movimentos horizontais ou verticais vai ficar marcado. Isso serve pra pintura com pincel também. Quando mais maluco vc for nessa hora melhor! hehehe

Fui testando as misturas, porque o efeito na parede depois de seco é bem diferente do da lata!
Pode fazer isso sem medo, que na hora que pintar de verdade os testes vão sumir e a cor vai ficar uniforme.

Quando chegar ao tom perfeito, é só mandar bala! Comece pelo meio da parede com o rolo, e deixe os acabamentos e cantinhos com o pincel pro final. É legal esperar secar bem entre uma demão e outra (eu fiz 2 demãos).
Ah, lembre-se de proteger com fita crepe os interruptores e espelhos de luz! Eu não coloquei fita crepe protegendo as paredes dos lados porque estava com preguiça, mas a tinta ultrapassou só um pouco o limite (acho que no fim das contas não vai ficar muito aparente). O segredo é pintar os cantos com uma paciência de monge tibetano, apenas isso.
Também não coloquei jornal no chão por 2 motivos: eu costumo secar bem o rolo, então quase não respinga e além disso, como a tinta é à base d'água qualquer pinguinho pode ser limpo depois com um pano molhado.

Com eu disse, não é bicho de sete cabeças! É só lembrar de alguns detalhes que facilitam sua vida e mandar ver. Não chega a ser um trabalho divertido (pelo menos pra mim, tem gosto pra tudo), mas é gratificante ver o resultado depois! E além disso, é um jeito barato de transformar um ambiente. Eu gastei 30 reais com a tinta e todos os materiais. E ainda sobrou!

E... Voilà!! Parede lilás-acinzentada do jeitinho que eu queria (parece que tá sem graça, mas esperem pra ver depois do meu styling!).

Estão vendo as manchinhas da pasta de dentes (lado esquerdo da parede)??? :( :(
Muito ódio dessas manchinhas!!! Vivendo e aprendendo... Ainda não sei como vou resolver. Se der pra colocar um quadro em cima e esconder acho que farei isso. rs

E esse lençol?? Eu acho cafoninha (ganhei e nunca tinha usado. A faxineira que colocou). Gosto mesmo de lençol branquinho, com umas almofadas e, no máximo, um edredom colorido.
Depois que eu pendurar os quadrinhos acima da cama vou produzir bem o quarto pra tirar uma foto daquelas de capa de revista! Modéstia: não trabalhamos. kkkkk

Beijos!!

21 de outubro de 2012

Rapidinha: tapando buracos com pasta de dente!

Olha que dica legal: se vc precisar tapar um buraco na parede e não tiver massa corrida disponível pode usar pasta de dentes daquelas brancas! Juro que funciona!
A maneira de usar é a mesma da massa, apenas colocar pasta o bastante pra preencher bem o buraco.
Espera algumas horas pra secar (de um dia pro outro secou bem) e passa lixa própria pra parede.
Essa foto aí embaixo é do meu quarto. Já até comprei a tinta! Só falta disposição pra lixar tudo e pintar. :)

Deveria ter arrancado as buchas antes de colocar a pasta de dentes.
Mas tava empolgada demais pra testar esse método! rs

PLANTÃO URGENTE (toca aquela musiquinha do plantão da Globo): Essa dica funciona de maneira segura pra paredes BRANCAS, ok??? Quando eu fui pintar minha parede de lilás, essa parte dos buracos ficou manchada!!
O que aconteceu foi o seguinte: eu já tinha deixado de um dia para o outro, como falei, e tinha ficado bem sequinho. Só que as buchas estavam muito pra fora. Aí eu resolvi arrancá-las, e tive que tapar os buracos novamente. Dessa 2ª vez eu só esperei umas 2 horas pra começar a pintar, ou seja, ainda estava meio úmido quando passei a tinta! Por isso, não sei se a culpa foi apenas da minha agonia pra pintar logo ou se realmente a dica só serve pra paredes branquinhas. :( :( :(
Então, cuidado! 


Beijos!

Como colocar quadros na parede? Ou, criando arranjos que fazem sentido!


Depois de imprimir as imagens, mandar emoldurar (ou colocar numa moldura qualquer sozinha) vem o pânico: como pendurar os quadros pela casa de um jeito que fiquei legal???
Isso realmente é uma questão complexa pra mim. Tanto é que tô cheia de quadros aqui em casa esperando pra serem pendurados. Sou insegura pra sair furando a parede, fico matutando váááários dias a respeito do lugar onde cada quadro deve ser colocado!

Meu desafio agora é criar um bom arranjo pra colocar em cima do sofá. Como eu quero fazer direitinho, pesquisei bastante a respeito do tema (santo Google!). Vou reproduzir aqui as dicas que achei mais úteis:


- Quadros deve ser pendurados à altura dos olhos, de modo que o centro do quadro deve ficar a mais ou menos 1,60m do chão;
- Se for pra pendurar acima da cama, os quadros devem ficar a pelo menos 60cm de distância do colchão. Ou aproximadamente 20cm da cabeceira;
- Pra colocar acima do sofá, o ideal é que fiquem a pelo menos 30cm do encosto;
- Parece frescura, mas fazer "gabaritos" dos quadros com jornal ou papel cartão e pregar na parede com fita crepe é realmente muito útil! Vc pode "estudar" o arranjo por algumas horas (ou dias, no meu caso! rs) e só aí começar a furar. Isso pode te salvar de muitos arrependimentos e buracos desnecessários!

Faça isso! Conselho de amiga. :)

Se você, como eu, estiver perdido na hora de criar o arranjo, pode utilizar alguns métodos:

Linha central
Cria-se uma linha horizontal (ou vertical) imaginária que passe pelo meio do arranjo. Daí vc distribui os quadros acima e abaixo dessa linha de maneira que os lados fiquem proporcionais. Dá pra marcar o local da linha com fita crepe!
Estão vendo a linha imaginária no meio desse arranjo?
Mesmo com molduras de estilos diferentes, o arranjo parece "organizadinho".

Grid
Esse é pros que gostam de arranjos com menos emoção (na minha opinião). Vc pensa num quadrado ou retângulo imaginário e organiza várias molduras iguais de maneira simétrica dentro dele.
Tem gente que ousa mais e coloca a parede cheia de quadro, lá de cima até o chão. Eu não curto a ideia de quadros próximos ao chão, porque não quero ninguém acocorando na minha casa. hehehe

Com molduras iguais assim fica sofisticado, né? Se o tema das imagens for o mesmo, mais ainda.
Eu curto mais bagunça! :P


Linha abaixo
O nome é bem autoexplicativo: vc organiza as molduras acima de uma linha imaginária. Esse arranjo é útil pra quando vc quer pendurar os quadros acima de um móvel, como um buffet ou cômoda, por exemplo.

Outro organizadinho com emoção! A pessoa criou uma linha imaginária acima do sofá e foi colocando os quadros tipo numa pirâmide!


Quadrado
Ou retângulo! Mais uma vez vc cria algo na sua imaginação, desta vez um quadrado ou retângulo, e dispõe as obras dentro dele. Acho esse tipo de arranjo charmosinho e bem seguro. É difícil não funcionar. 
Imagens de estilos diferentes, passepartouts variados, mas molduras iguais.
Playing it safe!

Outros tipos de arranjos que podem dar certo (encontrei num site americano):

Acho que o do meu sofá vai ser livremente inspirado nesse primeiro aí de cima! 

Esse post foi bem informativo, né? Se eu tivesse encontrado todas essas dicas num lugar só, teria economizado alguns cliques. ;)

Ah, e é bom lembrar que essas dicas podem servir pra ajudar, mas não devem prender a criatividade de ninguém, né? Se vc curtir um arranjo muito louco e aleatório na parede da sua casa, vai em frente! A casa da gente tem que refletir quem a gente é, nossos gostos. Isso é o mais divertido de decorar! 

Beijos!

19 de outubro de 2012

Posters!

Eu voltei, agora pra ficar!!
Provavelmente é mentira isso. Tenho uma grave problema de não dar continuidade a projeto nenhum na minha vida. O blog é só mais um deixado pelo caminho. 
Apesar de estar vivendo um período "decorativo" intenso, pois estou montando minha primeira casa DE VERDADE, fiquei me questionando o motivo pelo qual deveria ter um blog de decoração. Não sou crafty, não vou revolucionar o mundo das donas-de-casa criativas com várias ideias maravilhosas... Mas aí eu li o primeiro post que escrevi aqui, e nele eu digo que "quando algo é importante pra gente queremos deixar registrado". Me pareceu um bom motivo pra ~reacender a chama~!

Então vamos lá!

Eu amo parede cheia de quadro. Minha casa é uma prova viva disso! Sou cliente fiel da Molduras Elegantes (amo esse nome, rs) aqui em Mossoró. Porque, apesar de ser legal comprar uma moldura baratex e colocar aquela imagem bonita, o trabalho feito numa molduraria profissional é sempre muito mais lindo e bem acabado! Fora que eles tem taaaantas opções de molduras lindas que eu fico doidinha.

Mas pra virar quadro a parte mais importante é aquela imagem linda, né? O site Feed Your Soul todo mundo já conhece, né? A Talita foi uma das grandes responsáveis pela divulgação desse site, onde qualquer pessoa pode baixar imagens gratuitamente.
Eu tenho 3 imagens desse site aqui em casa:

A primeira vai pra cozinha;
Ursinho dormindo no quarto de hóspedes;
Imagem alucicrazy psicodélica, acho que vou pendurar no meu quarto!

Daí que eu sou viciada em ficar salvando imagens que tem potencial pra virar poster e achei outros sites legais para este fim:
Open Art Project - Mesmo princípio do Feed Your Soul: projeto sem fins lucrativos de designers/artistas de bom coração que liberaram imagens gratuitas com boa resolução pra impressão. 
Olha que coisas lindas encontram-se por lá:


Free poster - A cat poster - Full
Open Art Project
Free posters - Kangourou - Full poster
Open Art Project

The Graphics Fairy - Balaio de imagens, basicamente. Tem de tudo, desde de desenho de abelha a desenho de crânio humano. Dica da musa Viviane Pontes;

The Graphics Fairy
The Graphics Fairy (esse crânio eu quero na minha parede JÁ!)
The Pretty Blog - Esse site não é só de imagens imprimíveis, mas tem várias opções de coisas free bem meigas pra impressão. Olha só:
Free Printable Poster Free Printable Posters
The Pretty Blog
Tons pastel e mensagens motivacionais! Muito fofo!

De cabeça, só me lembrei desses. Mas a internet é um grande balaio de imagens, né?
Dica de ouro: digitem no google "printable posters", que um monte de coisa legal aparece. O google em inglês geralmente é mais interessante nesse sentido. ;)

Beijos!