13 de novembro de 2013

O que é cafona para você?

Eu gosto do tema "decoração de interiores" (sério?!). Por conta disso, existem alguns blogs que tratam deste tópico que eu costumo frequentar. Mas nem tudo são flores e encontrar blogs que consigam refletir meu estilo (ou mesmo apresentar coisas que me são belas) é raro. Mais raro ainda se estivermos falando de blogs nacionais.

Um determinado blog de decoração nacional famosinho incluiu em suas postagens uma coluna mensal com os "melhores" projetos enviados por leitores. E é a maior exposição de coisas horrendas que eu já vi.
Móveis reformados, fabricados com pallet (o famigerado), posters mal diagramados, combinação de cores absurdas, uso de materiais improváveis, tecido e jornal cobrindo de tudo, tinta brilhante a perder de vista...

A moda do "faça você mesmo" (ou do it yourself, em inglês) só cresce e cada vez mais os artefatos são publicados na net com o maior orgulho por quem fez, afinal, essa pessoa investiu tempo, grana, amor e carinho naquele projeto. Essas pessoas realmente acham lindas suas obras.
E é aí que eu me pergunto: somos um país cafona? Tô achando que sim... rs

:(
Veja bem, eu não estou falando que minha casa é muito melhor do que as casas dos autores dessas obras de arte aí em cima. Eu me incluo quando falo que "somos um país cafona", afinal, eu nasci aqui e o olhar que eu tenho pra essa coisa de decoração está longe do que o que eu considero ideal.

E o que é o meu ideal? Bem, sou volúvel e meu gosto sofre variações esporádicas. hehehe
Mas se tem uma casa que eu acho linda (e já faz algum tempo), é a da Anna:


Anna Dorfmann mora em Nova Iorque e é designer gráfica. Aí você pensa logo "ahhhh, muito fácil: mora em NEW YORK, é rica e tem uma casa foda". Na verdade não. Anna e o marido são um casal de classe média. Compraram uma casa meio velhinha e reformaram ela todinha com suas.próprias.mãozinhas.
Sim, galera. Nos EUA, mão-de-obra é um negócio caro e não é todo mundo que pode contratar alguém pra fazer serviços "braçais".
Foi a Anna que colocou esses azulejos lindos na parede da cozinha (chamam de subway tiles, porque são iguais aos usados no metrô), pintou as paredes de preto, instalou o piso do banheiro etc. A casa não tá pronta até hoje e ela vive postando as fotos das reformas que faz em seu blog.
Aqui no nosso país geralmente se paga uma fortuna pra meter porcelanato na casa inteira (ta aí um revestimento que não tem minha simpatia...). rs

Essa nossa "cafonagem coletiva" se reflete no comércio: poucas são as lojas com preços populares que vendem coisas bonitas (se é que existe alguma loja que preencha esses quesitos). Lá fora tem a Ikea, aqui tem Etna (onde as coisas são mais caras e mais feias).

Qual a conclusão disso tudo? Nenhuma, na verdade. Estou usando esse espaço pra um desabafo, porque não gosto da falsa demagogia que eu encontro em alguns blogs que dizem que tudo que foi feito por você é lindo. Tenho certeza que muitos blogueiros acham os projetos de seus leitores horrendos mas nunca falariam isso pra não perder ibope. Como eu não tenho ibope, posso falar! hahaha

CALMA! Esse post está cheio de generalizações e ninguém precisa se matar (ou me matar) por causa disso.
Alguns blogs brasileiros mostram casas que eu acho bonitas? Sim! Alguns projetos de "faça você mesmo" de blogs brasileiros me apetecem? Poucos, mas sim! E a vida segue.


BONUS TRACK:

A nova modinha na decoração de interiores é esse tipo de luminária pendurada na parede. Tenho visto muitos projetos que considero feios e cheguei a conclusão de que só acho legal se: a mão-francesa ou cantoneira que prende o fio for minimamente interessante (cano de pvc não!), a lâmpada for de um formato bonito, já que ela é a estrela do projeto!
Essa foto da esquerda é de um site gringo que vende esse conjunto bem carinho. Achei linda mas não poderia comprar, ou seja, nada de lâmpada pendurada na parede pra mim! Porque de projetinho feioso tô fora! rs

Obs: as imagens que considero cafonas e que foram colocadas aqui como exemplos foram retiradas do google. Não pretendo ofender ninguém, não levem pro lado pessoal. É apenas o meu gosto. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário