14 de dezembro de 2012

Hortinha em apartamento é possível SIM!

Eu não tenho muito jeito com plantas! Não sou dessas apaixonadas pela flora que sonham em ter um big jardim pra poder cuidar (prefiro uma big piscina, por exemplo!). Mas acho que planta é quase uma necessidade básica, é só encontrar uma que se adeque ao seu perfil. Então eu sempre procuro as mais fáceis de cuidar! Por isso, eu nem sonhava em ter hortinha caseira. Só de pensar no trabalho que eu achava que dava... Deixava isso pras fotos bonitas da internet (procura no google "mini horta" e centenas de ideias lindas e quase sempre irrealizáveis na vida real surgirão).

Mas aí eu fui visitar minha querida tia Silvia, que tá construindo a casa dela praticamente do zero (que sonho!) e no meio da bagunça achei um suporte de ferro com espaço pra 5 vasinhos. Dei aquela choradinha, como quem não quer nada, e tia Silvia me deu o treco!
Trouxe aqui pra casa e ele passou bem 1 mês no chão da varanda, esperando eu tomar uma atitude (já repararam como eu fico séculos "matutando" antes de botar a mão na massa? rs).
Daí um belo dia chegou por aqui a Feira de Flores de Holambra. Fui lá, comprei ervinhas e trouxe pra casa sem botar muita fé se minha hortinha ia vingar...

1 burrice cometida por mim: fui no Hiper Bompreço comprar os vasinhos/pá/terra e obviamente gastei muito mais do que se tivesse comprado tudo no centro. Cada vaso no Hiper custou R$ 7,00, depois encontrei um quase idêntico no centro por 1 REAL! Muito ódio!


1. Pimenta que não tá indo muito bem das pernas! Acho que ela precisa de um vaso mais espaçoso;
2. Orégano (nunca tinha nem visto orégano sem ser aquele de saquinho que vende no mercado);
3. Tomilho, mega cheiroso;
4. Manjericão, o favorito da nação;
5. Alecrim, meu preferido! Incrível como transforma o sabor das comidas! Principalmente assados.
Bonus track:
6. Boungainville (tem quem chame de primavera): chegou aqui de casa cheia de florzinhas mas Frida insiste em tentar destruí-la. Ela aguenta firme, mesmo assim;
7. Zamioculca é a minha queridinha! Pense numa resistência! Tá sempre assim folhuda e verdona desde que a comprei no Hiper logo quando vim morar aqui. Boa dica pra quem quer ter planta e não quer ter trabalho.



1. Cactos variados que, por incrível que pareça, eu quase consegui matar;
2. Zamioculca e Cróton;
3. Bonsai que dei de presente de aniversário pra Dudu e tá mais pra lá do que pra cá;
4. Zamioculca dodói e cebola! Fomos na casa de um amigo e ele tinha uma cebola na geladeira que já tava fazendo aniversário, já tava dando folhinhas. Aí eu pedi pra plantar em casa e ele me deu. Ela tá crescendo super rápido. Perguntei a Júlia, minha consultora para assuntos do reino vegetal, e ela disse que isso NÃO É cebolinha e sim folhas da cebola! Mas tem gosto, cheiro e cara de cebolinha! Vou usar pra temperar comida.

O post já tá gigantesco mas vou dar dicas pra montar o vaso:

Tcharãn!
Todo vaso é basicamente isso! Coloca uma pedrinha em cima do buraco (todo vaso tem que ter buraco, ok?) pra ele não entupir de terra; coloca argila expandida ou pedrinhas (eu coloquei as mesmas pedrinhas brancas que usei pra finalizar o vaso) pra drenar a água; terra de qualidade mais ou menos; terrinha boa; plantinha; mais terrinha boa pra completar e pedrinhas pra deixar mais bonitinho.
Dica que não tá na foto: coloquei 1 filtro de café de papel em cima do buraco de cada vaso pra que a água que escorra seja limpinha, e não preta e cheia de terra!

Eu comprei um saco grande de pedrinhas brancas e elas são uma mão na roda! Além de embelezarem o vaso e terem sido usadas também dentro dele pra drenar a água, elas evitam que Frida meta a cara na terra (se ela vê terra fica doidinha)!
Rego todas as plantas 1 vez por dia (geralmente de manhã). Me guio intuitivamente na quantidade de água: o suficiente pra não escorrer demais pelo buraco e sujar meu terraço todo!

Coloquem plantinhas em casa, galera! Vale a pena! :)